As inscrições estão encerradas. O resultado será divulgado em breve.
Ver práticas Envie nova prática

Saiba mais

Estratégia Nacional de Educação Ambiental e Comunicação Social na Gestão de Resíduos Sólidos - Educares

A Estratégia Nacional de Educação Ambiental e Comunicação Social na Gestão de Resíduos Sólidos - Educares é uma ação do Governo Federal para apoiar a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, instituída pela Lei no. 12.305 de 2 de agosto de 2010 e regulamentada pelo Decreto no. 7.404, de 23 de dezembro de 2010. Além da plataforma, duas matrizes de transversalização da Educação Ambiental e Comunicação Social, um plano integrado de avaliação e materiais pedagógicos fazem parte da Estratégia.

A Estratégia busca um continuado processo de aprendizado social, onde a Educação Ambiental- EA e a Comunicação Social - CS assumem papéis complementares e indispensáveis no desafio da sociedade de desencadear processos capazes de transformar realidades através da gestão dos resíduos sólidos. Ela visa contribuir para a transversalidade da EA e da CS com as diversas ferramentas que planejam, avaliam e dão capilaridade à gestão na sociedade, entre elas, os planos de resíduos sólidos dos estados e municípios.

Levando e consideração a interface da PNRS com outras políticas públicas, essa edição mapeará também instituições que desenvolvam ações que relacionem a gestão dos resíduos á conservação e qualidade da água (Gestão de Recursos Hídricos).

A Plataforma Educares

A plataforma Educares é uma infraestrutura tecnológica criada para mapeamento e divulgação de práticas de EA e CS em Resíduos Sólidos. O objetivo é oferecer um cardápio de possibilidades que inspirem toda a sociedade brasileira a enfrentar os desafios de implementação da PNRS.

Plataforma Educares - Como participar

Adicionar Prática

Podem ser inscritas práticas desenvolvidas por instituições da sociedade civil, poder público e setor privado. Para participar, o responsável pela iniciativa ou pela instituição clica em ADICIONE SUA PRÁTICA e preenche todos os itens do formulário pertinentes à sua experiência. Depois de enviada, sua prática será analisada pelos administradores da Plataforma Educares e quando aprovada, a sua iniciativa aparecerá no mapa colaborativo georreferenciado.

Para visualizar, basta clicar em VER PRÁTICAS .

No caso de dúvidas, o administrador da plataforma entrará em contato com o coordenador da Prática inscrita por intermédio do seu e-mail registrado.

A plataforma pode ser acessada e fornecer informações para todos os cidadãos, mas somente instituições da sociedade civil, setor privado e poder público podem submeter suas práticas. Qualquer dúvida, envie através do menu Contato.

Conhecer Práticas

Para conhecer as práticas da Plataforma Educares, clique em VER PRÁTICAS. Você poderá localizar as práticas por público, tipo de resíduo ou lugares e municípios onde a iniciativa acontece. Com o resultado da busca é possível localizar a iniciativa no mapa, informações básicas e sítios para mais informações.

Outra possibilidade de busca é clicar no menu lateral de categorias posicionado no lado direito da tela. Lá podem ser filtradas as categorias de práticas que estão sendo exibidas no mapa. O padrão selecionado quando o site é acessado é o “Visualizar todas”, que mostra todas as práticas existentes no mapa. Ao clicar em uma das opções o filtro é ativado e são mostradas no mapa somente as práticas da categoria selecionada.

As práticas podem ainda ser visualizadas clicando diretamente nos pontos coloridos do mapa que mostram onde estão as iniciativas cadastradas.

Você pode ainda usar a ferramenta de busca do site que se encontra no canto superior direito da tela.

Edital 2014

Em 2014, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou um edital público que selecionou 84 ações de referência. Foram escolhidas até 30 experiências de cada segmento (sociedade civil, poder público e setor privado). As práticas selecionadas foram reconhecidas como “Práticas de Referência Educares” e aparecerem de forma diferenciada na plataforma. As experiências selecionadas foram recomendadas pelo Ministério do Meio Ambiente como referência para compor materiais pedagógicos e técnicos de publicações e processos formativos, presenciais ou a distância, produzidos pelos governos no âmbito federal, distrital, estadual e municipal.



Práticas de Referência (selecionadas em 2014)

Poder Público
Setor Privado
Sociedade Civil