O resultado está disponível, para acessar clique em saiba mais.
Ver práticas Envie nova prática

Favela Mais Limpa

01:06 Aug 22 2014 UPP Pavão-Pavãozinho e Cantagalo - Cidade Nova, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Brazil

Descrição
O Projeto Favela Mais Limpa nasceu da vontade da dupla de empreendedores, Leandro Abrantes e Nivaldo Cavalcante, de promover no complexo do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo um ambiente mais limpo.

O primeiro passo, no início de 2012, foi trabalhar com a educação ambiental e a comunicação, enquanto se capacitavam. Para engajar, panfletaram pessoalmente, de casa em casa, conscientizando. Para mostrar a importância do trabalho que estavam realizando, argumentavam sobre saúde e qualidade de vida e comprovavam por A + B, que com um ambiente mais limpo inúmeras doenças podem ser evitadas.

Criaram também um jingle: “Favela Mais Limpa, ver de baixo, ver de cima, é assim que agente fica, toda favela mais limpa!”.

O segundo passo foi implantar um Ecoponto para iniciar o processo de Coleta Seletiva, estimulando nos moradores a responsabilidade compartilhada pelo descarte dos resíduos.
Link de fonte de notícias
https://www.facebook.com/pages/Favela-Limpa
Dados adicionais
Nome da instituição proponente: Associação Favela Mais Limpa
CNPJ: 19659968000152
Endereço da instituição: Rua Alberto de Campos, 12
Nome do representante legal: Leandro Abrantes
Contatos da instituição: 21-994231878
Nome do responsável: Fernanda Cubiaco
Coordenador: Leandro Abrantes
Desafios enfrentados: Atualmente, o desafio de Leandro e Nivaldo é tornar o Projeto Favela Mais Limpa um negócio de reciclagem sustentável, auxiliando no cumprimento da logística reversa, instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos que deve estar em funcionamento até 2020. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), estima-se que o Brasil perde aproximadamente R$8 bilhões por ano por deixar de reciclar resíduos, que acabam indo parar em aterros e lixões. Logo, a aposta dos dois em tornar o negócio sustentável, gerando emprego e renda para toda a comunidade, é real.
Instituição realizadora: Bota para Girar
O que motivou a iniciativa: A deixa para Leandro e Nivaldo agirem e fazerem a diferença veio de uma notícia no jornal que dizia que a comunidade onde moravam era a mais suja do Rio de janeiro. Indignados, se encheram de disposição e literalmente colocaram a mão na massa. Com investimento pessoal, estruturaram o ecoponto, criaram panfletos para comunicar, criaram um sistema de trocas para motivar os moradores a irem até o ecoponto com seus recicláveis e realizaram oficinas para ressignificar o sentido do lixo. À época do Rio+20, por meio de edital, o esforço foi recompensado com o apoio financeiro do Programa da Nações Unidades para o Meio Ambiente. Graças a essa verba puderam conciliar à ação de coleta seletiva, às oficinas de artesanato, que resultou em uma exposição no hall do espaço Criança Esperança. Em 2013, o financiamento para o Favela Mais Limpa veio pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Os empreendedores aceitaram o desafio para executar os projetos Limpando a Área e Bar de Responsa. A ação do Limpando a Área foi executada nas três comunidades, subdivididas em 11 regiões. O objetivo era conscientizar e criar agentes multiplicadores para manutenção da coleta seletiva. A ação Bar de Responsa visou conscientizar os bares para importância da coleta seletiva e do descarte correto do óleo, premiando o mais limpo com uma peça de artesanato.
Principais resultados obtidos: A ação da Associação Favela Mais, com seu projeto Favela Mais Limpa, conscientizou e engajou para causa da coleta seletiva uma boa parte dos moradores do complexo Pavão Pavãozinho e Cantagalo. Com o trabalho de Educação Ambiental, comunicação e a recebimento no Ecoponto Favela Mais Limpa dos recicláveis entregues pelos moradores da comunidade, foi extraído das vias e encostas, desde fevereiro de 2012, mais de 70 toneladas de resíduos, que tiveram destinação correta.
Lições aprendidas e recomendações: Como já dito, o objetivo vislumbrado pela dupla quando iniciou o Projeto Favela Mais Limpa é o de promover o tripé da sustentabilidade a partir do desenvolvimento sócio,econômico e ambiental do negócio da reciclagem. Mas para que tudo dê certo, além da mão na massa, que já é praxe para eles, todo o apoio para botar o projeto Favela Mais Limpa para Girar é muito bem-vindo!
Equipe técnica: Fernanda Cubiaco
Email: fernanda@botaparagirar.com
Telefone: 2122677052

Deixe um comentário
Nome:
Email:
Comentários:
Código de segurança:
12 + 1 =

Relatos extras

Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal

13:01 Aug 13, 2014

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Brazil, 0.42 Kms

Recicloteca-Centro de Informações Sobre Reciclagem e Meio Ambiente

13:42 Aug 15, 2014

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Brazil, 0.42 Kms

Recicloteca

13:08 Aug 15, 2014

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Brazil, 0.42 Kms

Programa Coleta Seletiva Solidária - PCSS

13:29 Sep 16, 2014

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Brazil, 0.42 Kms

Conscientização e Educação Ambiental

13:20 Jul 23, 2014

Segunda rua a direita atras do Hospital Vital, 0.57 Kms